ANA NOVI
Ilustração e Design


A vida fantástica do Alissauro
Este é um livro que desenvolvi como presente para a filha de uma amiga, a pequena Alice. Queria um presente que ela pudesse aproveitar de uma forma mais poética, algo que pudesse contribuir com uma experiência. 

O livro completo pode ser lido aqui.



O Tigre das Sobremesas
Um livro deleitoso escrito por Arnd Kolb, "O Tigre das Sobremesas" nos apresenta a esse personagem com seus hábitos e características. 
As ilustrações foram desenvolvidas para dar vida ao texto, aprofundando seus elementos cômicos. A paleta de cor restrita, composta por cores inusitadas para um tigre, ecoa as cores típicas de docinhos da infância. 



4 Poemas



Estudos para as imagens
Projeto de livro sanfona baseado em quatro poemas que tratam do universo vegetal. As ilustrações foram desenvolvidas pensando na criação de uma "escrita" poética em forma de pinceladas simples e gestuais. Assim, é possível muitas leituras de cada imagem: como peças singulares, como ilustrações dos poemas e como uma conversa que perpassa todo o livro. 




Férias
Fruto de uma oficina realizada por Catarina Sobral, Férias é uma pequena concertina que ilustra um passeio de verão agradável de um casal para a praia. 
Criado durante a pandemia de 2020, é mais uma manifestação de desejo por leveza, passeio e alegria. 



Colagens
Algumas brincadeiras realizadas neste formato digital. As imagens tentam explorar temas por meio da associação e somatória dos diferentes referentes visuais sobrepostos. 
Nesta primeira imagem, o tema era mais subjetivo, uma tentativa de manifestar como colagem a sensação que tive em uma visita a Nokogiriyama, no Japão. A vida pacata, a rotina da agricultura e uma certa candura na atmosfera...

O tema desta imagem eram as mulheres exploradoras esquecidas pela história. Durante o desenvolvimento de um projeto editorial, fizemos um levantamento dos relatos de viagem botânicas por pesquisadoras durante o período de "descobrimento" do Brasil. Embora houvéssemos descoberto alguns nomes interessantes, a maioria ainda era composta por homens. 
Esta imagem foi intitulada: "as glórias do casamento", feito como presente para uma amiga que ia se casar. 
Esta composição é uma homenagem a Eva. Mescla as antigas gravuras com uma exuberância florida e tropical, situando o paraíso nos trópicos.