ANA NOVI
Ilustração e Design


Sobre




Formação: 

Graduação - Letras (FFLCH/USP)
Mestrado PPG de  Literatura e Cultura Russa da FFLCH/USP
Doutorado PPG de Literatura e Cultura Russa da FFLCH/USP ( 2022)
Pós Graduação em Design Gráfico - Centro Universitário SENAC
Introdução à Alta Perfumaria Natural - Angélica Flores Perfumaria Natural

Trajetória: 

Meu percurso sempre foi autônomo e variado. 
Trabalhei como fotógrafa de retratos e, em 2014, criei o "Projeto Corpo e Imagem", com Mayra Rocha, amiga e psicoterapeuta corporal. Nosso trabalho atendia ao público exclusivamente feminino, buscando uma experiência corporal que se deixasse registrar na imagem. Experimenta-se o corpo e, no registro, vislumbrava-se as possibilidades de transformação – imagem-potência de um eu em movimento.
2014 também foi marcado por minha passagem pelo educativo da 31a Bienal de Arte de São Paulo, uma experiência transformadora na qual encontrei meu desejo e, arrisco, vocação ao chamado "ensino não formal". Nas visitas e na criação e condução de ateliês, percebi o alcance maravilhoso da troca de conhecimentos como experiência compartilhada, construída na mutualidade.
A partir de 2016, tendo terminado o mestrado e ingressado na pós-graduação em design gráfico, passei a me dedicar mais ao desenvolvimento de marcas e na criação de projetos de identidade. Passei a integrar o corpo do Museu da Construção, como diretora de arte, embora minhas funções se expandissem para muitas outras áreas. 
Na revista RUS, fui responsável pelo rebranding de toda sua comunicação e pelo desenvolvimento de seu projeto gráfico, e prossigo como designer da revista até hoje (2022). 
2017 foi marcado principalmente pela participação em feiras, com o desenvolvimento de produtos como uma linha de lenços tropicias e painéis de parede. 
Em 2019, iniciei uma jornada pelo mundo encantado da aromaterapia e, como TCC da formação, retornei às questões do feminino, do corpo e da fruição, desenvolvendo uma proposta de oficina sensorial, que unia música, aromas e movimento. 
A atenção à sensorialidade sempre foi uma característica intrínseca da minha experiência de mundo, presente em todas as minhas formas de criação. Na área do design, como pode ser visto na página "pão e fonema", concluí o ciclo de formação com um TCC que explorava justamente a materialidade potente do design gráfico como aliado da linguagem poética. 
Em 2020, pré-pandemia, iniciei uma formação em perfumaria natural, um projeto que venho desenvolvendo em paralelo às explorações gráficas e do desenho. A série de cartazes sinestésicos é um destes jogos: perfume e cartaz funcionam em consonância na criação de atmosferas. 
Se pensarmos a imagem poética como uma atmosfera mutável e sugestiva, vislumbrada como relâmpago a partir do contínuo reiterar de seus elementos, é possível entender tais explorações sensoriais e trans-materiais como uma busca de extrapolação da linguagem poética para outras esferas da experiência corporal. Movimento e fotografia, aroma e imagem, a palavra se demonstra insuficiente para a captura daquilo que não se pode só enunciar, mas que pede por se sentir. 
Em 2020, já na pandemia, criei com Lucas Busto a Lab.Migaloo, uma editora experimental e independente pensada para dar vazão às linguagens que queríamos explorar: elementos manuais e narrativas poéticas e lúdicas se unem para dar corpo a pequenos projetos-experimentos, brincadeiras que se propõem a pensar os limites do livro como objeto. 
Durante 2020 e 2021, também dei corpo ao meu percurso com as oficinas de criatividade e outras brincadeiras oferecidas virtualmente. De início, eram vídeos gravados, como a Enciclopédia Botânica e alguns outros tutoriais, mas que rapidamente se desenvolveram em oficinas ao vivo. O Mergulho foi uma das experiências mais ricas que tive, equivalente tão somente às experiências com os grupos atendidos na Bienal.De um mês, a oficina se transformou em encontros de ateliê contínuo, interrompido tão somente pela necessidade de finalização de meu doutorado. 
Com o Lucas, trabalhando a experiência adquirida na Lab.Migaloo, criei também a oficina do Livro Objeto, oferecida como parte da programação da Semana de Design Gráfico do Senac.